consultas


para agendar atendimentos:
tatianamarroco@gmail.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O despertar - Dinacharya parte II

A qualidade do dia vai depender do que você faz para este dia ser abençoado.  A maravilha de acordar e ainda conseguir enxergar as estrelas, vale o sacrifício de sair da cama na madrugada. 
O primeiro passo é uma boa noite de sono, o segundo um ritual para despertar e acolher o novo que se aproxima. O dia começa com os raios de sol chegando em feixes paralelos atingindo a superfície da Terra, nada mais auspicioso do que receber esses primeiros raios.
 Segundo o Ayurveda acordar no período em que o dosha vata está predominante na atmosfera entre 2h e 6h da manhã carrega o nosso ser com alegria e leveza, o despertar fica mais fácil do que acordar entre 6h e 10h, horário em que temos a predominância do dosha kapha que neste momento torna o despertar lento, difícil e aumenta a preguiça.  Na minha experiência pessoal acordar as quatro ou as cinco horas é mais fácil do que acordar as sete horas. Você pode fazer um teste e verificar se é coerente, mas lembre-se um detalhe importante é observar e respeitar o horário de adormecer, como foi mencionado em outro texto neste blog o ideal é estar dormindo entre 22h e 2h   para aproveitar o melhor sono. Se você não seguir essa sugestão e for deitar a uma hora da manhã por exemplo acordar antes do sol nascer vai ser uma tarefa impossível. Experimente deitar o quanto antes para aproveitar o melhor sono e despertar para o dia com tempo de fazer a sua prática, meditação e o e o seu ritual para começar o dia com mais vitalidade.